Segundo a PN, o caso ocorreu por volta das 21:00, desta terça-feira, 5, quando seis elementos a bordo de uma viatura de marca Toyota Hiace, vulgo quadradinho, que havia sido roubada e pertencente a uma instituição escolar, simulavam o exercício do transporte de passageiros para os assaltar.

"Os elementos circulavam com a viatura, simulavam exercer actividade de táxi, surpreenderam os passageiros, onde, entre estes, estava um oficial da PN - com a patente de inspector e identificado por Zeferino Barroso António - e anunciaram o assalto ao mesmo tempo que alvejavam um dos passageiros mortalmente", descreve a polícia.

A PN acrescenta ainda que, "na tentativa de acudir à situação, disparou contra os meliantes e, em acto continuo, os outros assaltantes do grupo disparam contra o oficial provocando-lhe morte imediata".

Dois dos seis assaltantes morreram, um deles era o motorista da viatura, e o outro foi encontrado estendido no chão na manha de hoje, 6, frente ao Condomínio Boavida, sentido Benfica, na Via Expressa, identificado pela perícia policial como membro do grupo de assaltantes.

A Polícia Nacional no local recuperou duas armas de fogo, uma do tipo pistola e outra do tipo AKM-47 de cano cerrado.

De acordo com o Comando Provincial de Luanda da PN, as diligências estão em curso no sentido de esclarecer os factos, bem como localizar e proceder à detenção dos outros quatro membros do grupo implicados neste crime.