O filme "Ondjelua. A festa da Chuva" do realizador Eurico "Gigio" Pereira foi o grande vencedor da competição nacional da 3.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental - Doc Luanda, que encerrou na última quarta-feira, em Luanda.

O filme produzido pela Óscar Gil Produções, por sinal pai do realizador, levou este a encaixar 1 milhão de kzs, que é o prémio que os vencedores de todas as categorias recebem.

Uma das novidades desta edição foi a introdução da categoria Luanda Precisa de Ti, chancelada pelo Governo Provincial de Luanda. O documentário "Olha e me ouvirás", realizado por Eltina Gaspar foi o vencedor desta categoria. O filme aborda as dificuldades que os surdos consentem nos hospitais por falta de profissionais intérpretes de linguagem gestual.

A recepção do prémio das mãos da directora provincial da Cultura, Teresa Tatiana Morais, num palco montado no restaurante Miami Beach, na Ilha de Luanda, foi o momento mais emotivo da noite.

Deitando lágrimas, aos soluços, Eltina expressou o quanto é valorativo compreender as pessoas surdas, sobretudo em situação de necessidades como a assistência médica. Eltina apelou à inserção de intérpretes de língua gestual nos espaços públicos, principalmente nos postos de saúde.

Na competição internacional ganhou "Viagem ao Sol", de Portugal, da realizadora Susana Sousa Dias. Recebeu o prémio uma representante da embaixada portuguesa.

Homenagens

O Festival Internacional de Cinema Documental - Docluanda - nasceu no Camões - Centro Cultural Português, em 2022: Foi esculpido em detalhe pelo seu diretor artístico Jorge António e com a criatividade de Henrique Santos.

Esta edição contou com o troféu Sarah Maldoror, atribuído ao cineasta angolano Mariano Bartolomeu. Trabalhou para o cinema e para a televisão em Itália e em Angola. Enquanto isso, o Troféu Homenagem foi dado ao artista plástico António Ole. Nome maior de uma geração de artistas angolanos, afirmou-se através de uma obra singular na escultura, na pintura, na instalação, na fotografia e no cinema.

Os sete dias de festival contou com momentos como Masterclasses, concertos, uma exposição e feira do livro e do DVD.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/