Conforme observou a equipa de reportagem deste semanário, o edifício inacabado, instalado bem no centro da cidade, mostra a estrutura "dum gigante" adormecido. A infra-estrutura chama logo atenção pela sua envergadura, porque é a única instalação abandonada na avenida que congrega várias instituições públicas, como Administração Municipal de Saurimo, Gabinete Provincial da Educação, Tribunal Provincial, Edifício das Repartições Públicas e Governo Provincial da Luanda-Sul.

A estrutura monstruosa, como se pode ver, teve as obras bem encaminhadas nos três primeiros anos, concretamente entre 2011 e 2014, ano da sua paralisação, como avançou a fonte do Governo da Província da Lunda-Sul.

O estado de abandono da infra-estrutura que seria a Biblioteca Provincial deixa "furiosos" alguns citadinos, sobretudo estudantes, pois olhavam para o "elefante branco" como a oportunidade de ter mais oferta de livros e de aumentar o conhecimento, uma vez que os acervos bibliotecários disponíveis estão ligados a escolas e mediatecas.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/