"Confirmo essa informação", disse o empresário à Lusa, em Luanda, sem adiantar mais pormenores, nomeadamente os valores envolvidos no negócio da aquisição do diamante, uma pedra de 404 quilates e sete centímetros de comprimento encontrada em Fevereiro por uma empresa mineira australiana no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante encontrado naquela província angolana é também o 27.º do mundo e segundo a Bloomberg a venda ao intermediário terá ascendido a 22,5 milhões. O valor pago pela joalharia De Grisogono, de Sindika Dokolo, não é conhecido.

Casado com a empresária Isabel dos Santos, e conhecido coleccionador de arte, Sindika Dokolo, comprou há cerca de quatro anos 75% da joalharia De Grisogono, através da Victoria Holding Limited (criada em 2010 numa parceria entre Dokolo e a Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola), por 100 milhões de dólares.

As companhias de diamantes angolana Endiama (estatal) e australiana Lucapa anunciaram a 1 de Março, em comunicado, a venda deste diamante.

"A pedra de 404 quilates vendeu-se por 16 milhões de dólares, o que representa um espectacular preço de 39,5 dólares por quilate, um recorde para um diamante branco extraído da mina do Lulo", lê-se no comunicado da empresa australiana.

Aquando da descoberta, a Endiama anunciou que a venda contribuirá para as contas do Estado.