Sendo uma lição apreendida por nós, angolanos, ao longo destes já quase 50 anos de Independência Nacional, o desporto é um valioso instrumento de promoção da igualdade, justiça e inclusão, rompendo fronteiras e desafiando todo o tipo de estereótipos.
Na generalidade dos países do Mundo, a prática da actividade desportiva é encarada como um direito fundamental, de dignidade constitucional, como uma ferramenta poderosa para fortalecer os laços sociais e promover o desenvolvimento sustentável, a solidariedade e o respeito entre os cidadãos.
Outra efeméride que se celebra neste mês é o Dia da Juventude, o que para um país como o nosso, com uma população "excessivamente" jovem, ao ponto de cerca de 65% não ter mais do que 25 anos, tem uma relevância particular que não pode, de modo algum, ser descurada.
A juventude da nossa população é reconhecidamente uma oportunidade para renovar o capital social e económico do País. Temos aqui na nossa terra um grande reservatório de talento jovem e vamos continuar as desfrutar deste bónus nas próximas décadas, se investimentos forem feitos para os nossos jovens alcançarem o seu pleno potencial.
As estratégias viradas para a resolução e atendimento das questões ligadas à juventude, a esmagadora maioria da nossa população, têm mesmo que sair do papel e serem implementadas com o máximo de eficácia e eficiência, de modo que produzam, efectivamente, resultados concretos.
Há uma ligação muito natural entre o desporto, enquanto direito fundamental e ferramenta educativa, e a juventude, tendo eu a oportunidade de vivenciar no município do Cazenga totalmente ilustrativa de um caminho que podemos seguir, promovendo a acção social e uma educação pela cidadania através do desporto.
O vínculo universalista entre o desporto e a promoção de uma cultura de paz e convivência pacífica entre os povos é um facto comprovado pela história e este reconhecimento tem sido enaltecido, por exemplo, pelo Papa Francisco que já fez questão de destacar, por diversas vezes, as virtudes da actividade desportiva como instrumento de promoção da sã convivência e de uma cultura do encontro entre todos.
*Jurista e Presidente do Clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga
Lei em campo
Abril de paz, desporto e juventude
O mês de Abril é particularmente dedicado à celebração da paz, tendo para nós, desportistas, um simbolismo muito especial, porque, para além da Paz e da Reconciliação Nacional que festejamos neste dia quatro, acresce-se, logo de seguida, o seis de Abril, data consagrada pelas Nações Unidas como o Dia do Desporto pelo desenvolvimento e pela paz.
