Morreu o antigo jornalista Félix Miranda, conselheiro da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA), durante o quinquénio 2017-2022. De acordo com Luís Miranda, seu irmão, que falava ao Novo Jornal, o escriba morreu na manhã desta sexta-feira, 30, no Hospital Geral de Luanda, de onde deu entrada ontem (quinta-feira), precisamente às 23 horas.

Longe da esposa e dos filhos que se encontram em Paris, França, Félix Miranda morreu às 06 horas da manhã de hoje, vítima de um sangramento intestinal, como consequência da gastrite de que padecia, diz relatório médico, colocado à disposição do irmão.

"A família [esposa e filhos] estão a caminho [de Angola]. O óbito está a ser realizado em minha casa, na Camama, sendo que ele vivia sozinho [no bairro Popular]", informou o irmão, ao NJ.

Félix Miranda foi oficial das FALA, antiga força militar da UNITA, no período da guerra civil, e chefe das Operações da Região Norte da UNITA, e adido de imprensa deste partido junto da comissão conjunta no quadro dos Acordos de Bicesse.

Em 1998, com Silva Solunga, subscreveu com o Governo o acordo que tornou legal a emissão da Rádio Despertar (ligada à UNITA), antiga Rádio Vorgan, antes tida como ilegal pelo Estado angolano. E após abandonar a política partidária, foi convidado pelo jornalista William Tonet, para ocupar o cargo de director-adjunto do jornal Folha8.

Já em 2012, abandona o jornalismo e volta à política partidária, ao ter acedido ao convite de Abel Chivukuvuku, seu antigo chefe das telecomunicações militares na UNITA, para aderir à coligação CASA-CE, por via da qual tomou posse como conselheiro da Entidade Reguladora da Comunicação Social, na Assembleia Nacional.

ERCA lamenta com "dor falecimento" de Félix

A Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana já reagiu à morte de seu membro, tendo emitido, logo ao início da tarde, um comunicado em que lamenta com "profunda dor" o passamento físico de Félix Miranda.

"Foi com profunda dor e tristeza que os membros do Conselho Directivo e o colectivo de trabalhadores da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) tomaram conhecimento do falecimento do seu membro, Alberto da Silva Miranda Júnior (Félix Miranda), ocorrido na manhã de hoje, em Luanda (...)", lê-se no comunicado lavrado pela ERCA, que termina endereçando "condolências à família".