O Reino de Marrocos está em festa. Depois da histórica campanha que culminou com o quarto lugar no Mundial do Qatar em 2022, os "Leões do Atlas" exibiram novamente a frieza e maturidade de uma selecção emergente. A vitória sobre os Países Baixos tornou Marrocos na primeira selecção africana a alcançar os oitavos-de-final nesta edição.

Para Saibari, a noite poderá ter sido também a última página da sua história com a camisola do clube da cidade do Design, uma vez que o avançado já tem acordo verbal com o Bayern Munique.

Embora os golos só tenham surgido na segunda parte, o encontro ficou marcado pela personalidade dos magrebinos, que mostraram qualidade para criar perigo e capacidade para resistir ao momento de maior pressão neerlandesa.

Cody Gakpo fez o 1-0 aos 72 minutos para os Países Baixos. Após uma tabela com Wout Weghorst, Crysencio Summerville colocou a bola em zona de finalização e o avançado do Liverpool concluiu de primeira.

Marrocos respondeu e garantiu o empate já nos descontos, através de um cabeceamento certeiro de Issa Diop, o filho de mãe marroquina e pai senegalês, numa demonstração de resistência de um conjunto que provou pertencer aos grandes palcos.

A decisão da partida arrastou-se para o prolongamento e até aos penáltis, onde Ismael Saibari selou a sentença.

A "Laranja Mecânica" viu Justin Kluivert, Quinten Timber e Crysencio Summerville falharem as suas cobranças da marca dos 11 metros, enquanto Neil El Aynaoui e Achraf Hakimi também não conseguiram converter.

Nos oitavos-de-final, Canadá e Marrocos vão medir forças.