O comité "Make America Great Again", associação que recupera o slogan de campanha de Donald Trump, gerido pelo Comité Nacional Republicano, é o responsável pela campanha para a reeleição de Donald Trump nas eleições de 03 de Novembro, onde vai defrontar o democrata Joe Biden, e foi quem usou as imagens polémicas.

A Juntar aos icónicos MIG-29 usados sobre a frase "Apoia os nossos militares", surge ainda uma outra imagem onde, na forma de silhueta, aparece um indivíduo a empunhar uma AK-74, a arma que foi criada pela União Soviética, em 1974, para substituir a AK-47, desenhada por Mikhail Kalashnikov, que lhe deu o nome, em 1947.

Ambas as imagens foram, entretanto, assim que a polémica surgiu, retiradas da APP da campanha de Donald Trump, mas o facto foi imediatamente aproveitado pelos adversários, que não deixaram de parodiar o facto, onde o ainda Presidente dos EUA, e eterno rival da Rússia, usa armamento icónico russo para defender os militares norte-americanos.

Quem descobriu que os aparelhos na fotografia da campanha de Trump não eram "Made in USA" foi, segundo relata a imprensa, Pierre Sprey, um dos designers de alguns dos aviões de guerra dos EUA, o que foi igualmente corroborado por Ruslan Pukhov, director do Centro de Análises Estratégicas e Tecnologias de Moscovo.

A revista Politico foi quem trouxe mais esta polémica à luz do dia, depois de ter sido também quem recuperou as frases de Trump onde este se refere aos militares norte-americanos mortos na I Guerra Mundial de forma desrespeitosa.

Trump negou que tenha proferido tais frases, disse mesmo que a Politico é uma revista de "fake news"com os dias contados por falta de credibilidade, mas foi esta mesma revista que agora detectou os Mig-29 a "voar" sobre a campanha de Trump.

O MIG-29 é um avião criado especificamente para o combate ar-ar com o objectivo de abater os jactos dos EUA, especialmente o F-16.

Recorde-se que esta situação caricata emerge num contexto de campanha em que uma das mais fortes polémicas é a intromissão da Rússia na campanha dos EUA, especialmente via redes sociais, para favorecer Donald Trump contra Joe Biden.

As eleições Presidenciais norte-americanos estão marcadas para 03 de Novembro e o actual Presidente, o republicano Donald Trump, tem pela frente Joe Biden, democrata e ex-vice-Presidente de Barack Obama.

Segundo as sondagens, Bidem leva alguma vantagem sobre Trump mas a distância entre os dois candidatos, ambos com mais de 70 anos, tem vindo a diminuir nas últimas semanas, sendo actualmente de cerca de 6% quando já foi de mais de 15%, sendo raro um Presidente perder a eleição para um segundo e derradeiro mandato.