Os três anos de governação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, a assinalar-se este sábado, 26, foram marcados por algumas mudanças "tímidas", com destaque para o combate à corrupção.

Dentre os aspectos mais notáveis, destacam-se as exonerações, marca negativa segundo o jurista Albano Pedro, uma vez que não dão tempo sequer ao exonerado de apresentar o seu programa ou projecto.

"Há um conjunto de exonerações e nomeações, por intervirem no espaço público", referiu.

"Pela primeira vez, o MPLA fez uma campanha racional, identificando os problemas estruturantes, sociais e económicos", reconheceu Albano Pedro.

O especialista considerou, igualmente, a possibilidade de João Lourenço poder vir a ter um segundo momento, entendendo que o primeiro não passou de um combate à corrupção, embora baseado apenas na privação da liberdade, ao invés da recuperação de capitais.

Do seu ponto de vista, noutras áreas como a económica e social, não houve progresso, como, por exemplo, na comunicação social, que, no princípio, aparentava ter maior abertura, mas hoje "encaramos a liberdade de imprensa abalada, com a captura para esfera do Estado de alguns grupos privados".

Já o reverendo Tony Nzinga admite não ser fácil herdar o fardo deixado por JES, mas afirma que algo mudou, com destaque para a liberdade de expressão e o exercício de cidadania nos diferentes níveis.

"O adiamento das autarquias é um dos pontos que defraudaram as expectativas dos cidadãos, agravadas com o surgimento da Covid-19, revelando fragilidades da nossa economia", considerou.

Em relação à criação de empregos, Tony Nzinga diz que sempre se manifestou incrédulo quanto à sua concretização, por lhe parecer ser uma ilusão, dada a crise económica que já se arrasta há alguns anos.

"Quando se falava dos 500 mil empregos, eu sabia que não seria possível alcançá-los, nem se sabe quantos estão desempregados", salientou, manifestando a necessidade de sermos mais realistas. O PIIM, por exemplo, é uma boa ideia, mas questiono como é que foi concebido", atirou.

Já Albano Pedro, na senda de constrangimentos por conta da Covid-19, destacou agravamento da liberdade de movimento, um dos grandes motores da economia.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)