Localizado no km 27, em Viana, numa área afastada da comunidade, o novo centro é resultante do empenho da petrolífera Sonangol, que desembolsou cerca de três mil milhões de kz, para a sua construção.

Sob responsabilidade da Clínica Girassol, gestora da componente de saúde, a unidade tem como objectivo oferecer um atendimento diferenciado e humanizado a pacientes infectados pelo coronavírus.

Este sábado, o Presidente da República, João Lourenço, visitou o novo Centro de Rastreio e Tratamento da covid-19, em Viana. O centro está equipado com tecnologia de ponta e emprega cerca de 240 profissionais para rastrear e diagnosticar a doença e realizar tratamentos.

A unidade vai contar, numa primeira fase, com 60 camas, das quais 30 para pacientes em cuidados intensivos e as restantes para internamento de casos moderados. A abertura deste novo espaço vai permitir que o actual Centro de Rastreio e Tratamento da covid-19, localizado no edifício 2, adjacente à Clínica Girassol, no centro da cidade, seja gradualmente desactivado para o regresso ao seu normal funcionamento.

O centro é composto por três naves num espaço de 3.600 metros quadrados, e foi construído em 27 dias, envolvendo cerca de 275 profissionais que trabalharam 24 sobre 24 horas, e respeitando todas as normas internacionais.

Pedro Riais, director clínico da Clínica Girassol, disse no acto que o Centro de Rastreio e Tratamento de covid-19, em Viana, é uma unidade ideal para poder dar resposta a nível emergencial da pandemia.

"Este centro tem capacidade para internar 20 pacientes e ventilar cinco, e tem um ponto de hemodiálise. Até à presente data foi possível acompanhar 56 pacientes, dos quais 24 positivos e cerca de 28 por cento dos pacientes a nível nacional", referiu o director clínico, que acrescentou que "o centro tem uma área de testagem, de consultas e de tratamento". Segundo Pedro Raiais, o novo Centro de Rastreio e Tratamento de covid-19, da Clínica Girassol, tem uma unidade de TAC que aguarda apenas por licenciamento pela autoridade Reguladora de Energia Atómica de Angola (AREA), e também um serviço de diálise.

O Presidente da República, João Lourenço, disse aos jornalistas que o novo Centro de Rastreio e Tratamento de covid-19, da Clínica Girassol, é uma unidade para todos os cidadãos que estejam infectados pelo coronavírus.

" A unidade está muito bem equipada, não apenas em termos de meios mas também em termos de capital humano".

João Lourenço salientou o esforço do Executivo na luta contra o coronavírus no País, tendo acrescentado que em menos de uma semana, depois de ter entregue o Hospital de Campanha de Viana, na ZEE", o Governo, através da Sonangol, acaba de conseguir mais uma unidade para combater a covid-19.

O novo Centro de Rastreio e Tratamento de Covid-19, da Clínica Girassol, em Viana, está localizado na estrada de Catete, nas proximidades da entrada da Zona Económica Especial (ZEE), no sentido Catete- Luanda.