Numa declaração política por ocasião da celebração dos 50 anos da fundação da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), que hoje se assinala, o secretariado executivo do comité permanente da comissão política da UNITA exorta a juventude a não esmorecer nem desistir da luta pelos seus direitos e liberdades consagrados na Constituição da República de Angola.

De acordo com a declaração, a trajectória da JURA é marcada por muitas glórias protagonizadas por jovens, conhecidos e anónimos, "que no campo da honra e em outros quadrantes da luta, pintaram com o seu suor e sangue a bandeira da liberdade e da democracia".

"O secretariado executivo do comité permanente da comissão política da UNITA encoraja todos os jovens angolanos a seguirem os bons exemplos destes ilustres filhos de Angola, o que impõem alguns sacrifícios, acima de tudo muita determinação, entrega, profissionalismo, saber, disciplina e cumprimento", diz a declaração.

Refira-se que a JURA foi fundada a 28 de Outubro de 1974, na localidade da Úria, província do Moxico, pelo presidente fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi. A organização juvenil teve como seu primeiro secretário-geral Elias Salupeto Pena, sendo o actual Manuel da Costa Ekuikui "Nelito Ekuikui".