Os 52 milhões USD destinam-se à cobertura do projecto de reformulação do nó de ligação Samba, Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem 'Loy' e servem também para assegurar a implementação da terceira fase do projecto de revitalização dos eixos viários da capital.

No Despacho 191/19, o Chefe de Estado autoriza a ministra das Finanças, Vera Daves, a proceder à assinatura do acordo, que é justificado com a "necessidade de se garantir os recursos financeiros para assegurar a implementação do projecto de revitalização dos eixos viários da cidade de Luanda, Fase III, Ruas de Luanda", no valor de 75, 6 milhões USD.

Já no Despacho Presidencial 192/19, João Lourenço autoriza a assinatura de um empréstimo de 9 mil milhões Kz, e de um outro financiamento, este num valor mais baixo, em dólares, de 32,5 milhões, ambos "para assegurar a implementação do projecto de reformulação do nó de ligação da Samba, Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem 'Loy'.

A obra é da responsabilidade da Tecnovia Angola, que escreve na sua página oficial que este projecto "procura dar resposta às necessidades de mobilidade urbana da população de Luanda, cidade que cresce em média duas vezes mais do que qualquer outra cidade de Angola, contando atualmente com 27% do total de 29,25 milhões da população angolana".

Segundo a empresa, a solução adoptada para a reformulação do nó de ligação entre a estrada da Samba e a Avenida Van-Dúnem, consiste no desnivelamento inferior da Avenida Van-Dúnem e pela construção de uma rotunda de nível, com grande raio de curvatura.

"A Avenida Van-Dúnem Loy será desnivelada no tráfego de continuidade através da construção de dois túneis independentes, acedidos por rampas, com duas vias de circulação por sentido, permitindo uma elevada fluidez do tráfego de continuidade e descongestionar o nó de ligação entre diversas vias, lê-se no site da empresa.

No mesmo texto explicativo pode ler-se que "na zona da rotunda, as trincheiras serão tapadas de forma a permitir implantar uma rotunda, à cota do terreno atual, de raio exterior de 40m e três vias de circulação que permite interligar de nível não só a estrada de Samba, como também a avenida Van-Dúnem Loy que possuirá vias dedicadas de acesso à rotunda".

"Na Estrada da Samba será reservado um corredor central, com 10m de largura livre, para futuro sistema de transporte coletivo público, metro, comboio de superfície ou outro aplicável ao desenvolvimento da cidade", é ainda explicado no site.

"O projecto reúne várias especialidades da Tecnovia Angola, numa infra-estrutura de transporte moderna, projectada para o futuro, orientada para a mobilidade e desenvolvimento da cidade de Luanda", conclui a explicação.