Quando José Eduardo dos Santos assumiu a Presidência da República, a primogénita, Isabel dos Santos, tinha apenas seis anos.

Trinta e oito anos depois, na despedida da Cidade Alta - que desde a semana passada passou a ser a morada do novo Chefe de Estado -, a empresária partilha as emoções da partida.

Através de uma publicação na rede social Instagram, Isabel dos Santos revela o que sentiu no dia em que José Eduardo dos Santos passou o testemunho a João Lourenço.

Apesar de destacar a "grande felicidade - um bocadinho egoísta - de ter um Pai", para si, a empresária também sublinha "a tristeza" de deixar para trás as sementes que viu germinar na Cidade Alta.

"Hoje muitos me perguntaram como me sinto e respondo: com tristeza de me despedir das minhas plantas, e das árvores que plantei nos jardins do Palácio", escreveu Isabel dos Santos, no balanço das emoções que marcaram o dia da investidura de João Lourenço como Presidente da República.

Para além da referência ao que plantou, a filha mais velha de José Eduardo dos Santos mencionou, entre as perdas da partida, o facto "de não mais passear entre as paredes centenárias cheias de história do Palácio", bem como o adeus a todos os que ali trabalharam e acompanharam a família Dos Santos.

O tom saudosista da publicação de Isabel dos Santos é intercalado pela declaração de orgulho por Angola, de admiração pelo percurso presidencial de José Eduardo dos Santos e de esperança no futuro. Inaugurado "com alma leve, pois mais um capítulo da história de Angola é vivido com sucesso e tranquilidade".