Pela primeira vez na história um angolano é admitido no "Club de Madrid", o maior fórum da comunidade internacional que congrega altos dirigentes das organizações internacionais, ex-Chefes de Estado e de Governos democráticos, que aproveitam sua experiência de liderança individual e colectiva e alcance global, para fortalecer a prática democrática inclusiva e melhorar o bem-estar das pessoas em todo o mundo.

O jovem político que coloca pela primeira vez o nome de Angola nessa plataforma que reúne antigos líderes do mundo democrático é o deputado pelo Grupo Parlamentar da UNITA, e membro do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, João Kanda Bernardo.

De 33 anos de idade, o político angolano foi admitido no "Club de Madrid", na "Categoria de Jovem Decisor e Líder do Futuro". A informação sobre a sua admissão foi avançada na passada terça-feira, 25, através duma carta oficial que lhe foi endereçada pela secretária-geral da organização liderada por Danilo Türk, ex-presidente da República da Eslovénia e antigo secretário-geral adjunto das Nações Unidas para assuntos políticos.

Nascido em Luanda, João Kanda Bernardo fala seis línguas, nomeadamente português, alemão, inglês, francês, lingala e kikongo. A sua admissão no "Club de Madrid" resulta da nova decisão da organização em cooptar jovens promissores com menos de 35 anos de idade, para um treinamento especial nos próximos quatro anos, a fim de se garantir uma liderança de excelência e uma governança responsável para as gerações vindouras a nível global.

O "Club de Madrid", de acordo com a informação constante no seu website, é uma organização independente sem fins lucrativos composta por mais de 90 ex-presidentes e primeiros-ministros democráticos de mais de 60 países, constituindo o maior fórum mundial de ex-chefes de Estado e de governo, que se reuniram para responder a uma crescente demanda de apoio entre os líderes em duas áreas principais: liderança democrática e governança; e resposta a situações de crise e pós-crise.