Uma avaliação do Ministério da Educação (MED) sobre o ensino no País mostra que apenas 25 em cada 100 alunos da 4.ª classe na disciplina de Língua Portuguesa sabem identificar a finalidade de um texto, bem como só 20% na Matemática conseguem resolver problemas que envolvem comparação e ordenação de números até um milhão.

Esta é, somente, uma amostra dos resultados da Avaliação Nacional das Aprendizagens (ANA) 2022/2023 que incidiu sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da 4.ª e 6.ª classes.

O documento a que o Novo Jornal teve acesso demonstra que no País os alunos apresentam um nível de compreensão "deficiente dos conteúdos" e "lacunas significativas" nas aprendizagens básicas. Por exemplo, os alunos da 4.ª classe acertaram, apenas, em média, 22% das perguntas em Língua Portuguesa e Matemática, enquanto na 6.ª a percentagem é de 32% para a Língua Portuguesa e 28% em Matemática.

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