Já há alguns anos que os populares do bairro Vila Kiaxi no distrito urbano da Cidade Universitária, não vêem jorrar água nas suas torneiras, tudo porque alguém decidiu desviar as condutas de água da comunidade para apenas três casas, no sentido de fazer negócio.

Neste esquema o cidadão cubano não trabalhava sozinho, tinha auxílio de mais dois elementos (cidadãos nacionais),que fugiram, numa altura em que os efectivos da DIIP se deslocavam para o lugar.

Os "garimpeiros" vendiam água para os camionistas que usavam as cisternas para fazer negócio em outros bairros, bem como aos populares daquela circunscrição que foram privados da água potável em suas residências.

A Direcção Municipal do Talatona da DIIP tomou o conhecimento desta situação, após uma denúncia pública, tendo os agentes da polícia se deslocado até ao local e apanharam em flagrante os indivíduos a distribuir água para dois camiões-cisterna.

No local foi apenas detido um estrangeiro, sendo que os dois outros comparsas colocaram-se em fuga tão logo que se aperceberam que a polícia estava na área.

Durante a operação, foram apreendidos os dois camiões-cisternas, três moto-bombas (na foto) e duas baterias de viaturas.