Pelo menos duas crianças menores de cinco anos morreram a cada uma hora, de Janeiro a Junho, por desnutrição - estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes, cuja principal causa é a falta de alimentos -, uma média de 46 óbitos por dia. A informação consta de um relatório da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), ao qual o Novo Jornal teve acesso, em que se reconhecem as constantes rupturas de stock dos produtos terapêuticos nos centros nutricionais, o atraso constante na planificação, a compra dos referidos produtos e o insuficiente número de pessoal capacitado em manuseamento da desnutrição aguda, como principais razões do elevado índice de mortes.

O documento mostra que 76.480 crianças menores de cinco anos deram entrada nos serviços de nutrição das unidades sanitárias do País, no período em referência. Deste número, 11%, equivalente a 8.413 crianças, faleceram, ao passo que 72% (55.066) tiveram altas, 11% (8.413) abandonaram o tratamento e outros 6% (4.589) não tiveram resposta no tratamento.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)