O País carece de mais 3.125 Caixas Automáticos (ATM) para suprir a procura de dinheiro em notas nos multicaixas, pois o actual volume de ATM instalados pelos 26 bancos comerciais que operam em Angola não atende à demanda. A conclusão é da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS, SA).

"Se, por um lado, temos a distribuição geográfica dos Caixas Automáticos como um constrangimento, por outro, adiciona-se a sua quantidade. Actualmente, são cerca de três mil, ou seja, pelo menos deveríamos contar com o dobro deste número", revelou o administrador-executivo da EMIS, Joaquim Caniço, em resposta a um questionário enviado pelo Novo Jornal, em função do desespero que muitas pessoas têm passado nos últimos tempos nos multicaixas, na tentativa de levantamento de dinheiro em notas.

De acordo com o último relatório e contas da EMIS, referente a 2019, Angola possui 3.125 ATM registados por aquela entidade, havendo necessidade de se duplicar o número de postos de multicaixas para reduzir as enchentes nas agências bancárias, como fez saber a EMIS. O País deve passar a contar com 6.250 multicaixas.

Enquanto o problema não é resolvido, a cada dia, o cenário torna-se ainda mais alarmante, a julgar pelas longas filas que se verificam nos ATM das agências bancárias, sobretudo em Luanda, constatou o Novo Jornal em rondas feitas em vários pontos da capital do País com ATM.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)