A venda deste lote de pedras em bruto, com 1 632 quilates, realizada na semana passada, segundo comunicado da Lucapa Diamond Company, empresa que gere a mina do Lulo, não inclui o excepcional diamante rosa de 46 quilates (na foto) encontrado há cerca de duas semanas.
Com um valor médio por quilate de 1 840 dólares, apesar de estar ainda longe de 2016, quando este mesmo valor médio chegou aos 2883 USD por quilate, o mais elevado do mundo nesse ano, a soma alcançada agora, ainda assim, coloca o Lulo entre as minas que produzem os valores mais elevados por quilate em todo o mundo.
Recorde-se que o Lulo é a estrela do sector diamantífero angolano quando a medida é tirada a partir do tamanho e qualidade das gemas extraídas da terra, sendo dali que saíram os três maiores diamantes produzidos em Angola.
Neste lote de gigantes, o destaque vai para o de 404 quilates encontrado no início de 2016, que foi, já em 2017, vendido após transformação numa jóia rara de 163 quilates, por 34 milhões de dólares.
Inicialmente o maior diamante jamais encontrado no país foi adquirido pela De Grisogono, a joalheira de luxo suíça, de Isabel dos Santos, por 16 milhões de dólares, soma justificada pelo tamanho, 404 quilates, e pela qualidade, um "D Color" excepcionalmente raro.
Apesar do sucesso global da mina do Lulo, segundo os seus responsáveis, o melhor pode estar ainda para vir, porque todas as gemas encontradas até agora são de produção aluvial, diamantes depositados nos cursos de água que atravessam os 3 000 km"s 2 que a concessão tem.
O que quer dizer que a empresa australiana mantém em curso uma procura intensa pelo kimberlito-mãe destes diamantes, que se crê estar algures no interior da vasta concessão na Lunda Norte, sendo a lógica elementar a possibilidade de no interior desse kimberlito, o composto rochoso responsável pela subida dos diamantes desde as entranhas da terra, onde se formam graças à enorme pressão e à elevadíssima temperatura, até à crosta terrestre.
Algumas das particularidades deste mina podem ser percebidas aqui, aqui ou aqui, entre outros exemplos.