As autoridades de saúde portuguesas dizem que o número de casos vai continuar a crescer pelo menos até final de Abril e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já anunciou que vai fazer uma declaração oficial ao país onde, segundo a imprensa lusa, se espera que seja anunciado a declaração de "estado de emergência".

As autoridades portugueses avançaram já para medidas mais severas, como o fecho de fronteiras com Espanha, um dos países - ao contrário de Portugal - mais fustigados na Europa pela pandemia.

Segundo a Direcção-Geral da Saúde portuguesa de segunda-feira, em 24 horas foram registados mais 86 casos, um morto, um homem de 80 anos com diversas patologias associadas, e são já três os doentes que recuperaram totalmente da enfermidade.

Lisboa de Vale do Tejo, com 142 casos,, onde se encontra a maior parte da comunidade angolana em Portugal, é a região mais afectada, seguindo-se o Norte de Portugal, com 138, havendo ainda casos nas ilhas da Madeira e dos Açores, no Algarve e na região Centro.

Recorde-se que a TAAG cancelou os voos para a cidade do Porto, no Norte de Porugal, alegando que era nesta região que estavam concentrados a maioria dos casos naquele país europeu, situação que actualmente se invertu, passando a ser LIsboa e Vale do Tejo com esse registo.

Também o Consulado Geral de ngola no Porto foi alvo de intervenção com a redução do horário de funcionamento de forma a diminuir as possibilidades de contágio.