Os 322 milhões de dólares desviados por Abacha, já falecido, foram devolvidos ao país pelas autoridades suíças, estimando-se que, no total, a Nigéria tenha conseguido recuperar mais de mil milhões de dólares transferidos ilegalmente do país pelo general.

A verba foi retirada da Nigéria durante o regime militar liderado por Abacha desde 1993 e até à sua morte, ocorrida em 1998.

Vinte anos depois do falecimento do general - que terá desviado mais de 4 mil milhões de dólares do erário público nigeriano -, a Nigéria vai começar a distribuir pela população mais pobre parte do dinheiro recuperado.

A iniciativa, que os mais críticos vêem apenas como uma manobra populista do Presidente Muhammadu Buhari (na foto) - já a pensar num novo mandato -, deverá beneficiar cerca de 300 mil famílias em 19 dos 36 estados nigerianos.

Segundo as contas apresentadas, cada família receberá 5.000 nairas mensais (quase um terço do salário mínimo), equivalentes a cerca de 14 dólares, apoio que deverá estender-se por seis anos.

Os pagamentos serão efectuados no âmbito do programa programa nacional de assistência social, supervisionado pelo Banco Mundial.