Uma declaração do partido no poder por ocasião do 45º aniversário da proclamação da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2020, sob o lema "Unidade, Estabilidade e Desenvolvimento", diz que a data "marca o culminar da longa luta de resistência contra o jugo colonial português e o nascimento de um Estado independente e soberano que rapidamente inscreveu o seu nome no concerto das nações e converteu-se em sujeito do direito internacional público".
"Ao assinalar os 45 anos da fundação da Nação Angolana, o MPLA rende uma honrosa homenagem a todos os valorosos combatentes da nossa gesta heróica, curvando-se perante à memória do saudoso Camarada Presidente António Agostinho Neto que soube interpretar fielmente os ideais do nacionalismo e patriotismo angolanos, conduzindo a luta armada de Libertação Nacional, que culminou com a declaração de autodeterminação no dia 11 de Novembro de 1975", lê-se na declaração.
O documento refere que "Angola de hoje é resultado do espírito de bravura e determinação dos Heróis da Liberdade e dos esforços abnegados na defesa da soberania e da unidade nacional".
"A paz e a estabilidade social e política são bens inadiáveis arduamente conquistados com suor, sangue e lágrimas consentidos pelos melhores filhos da nossa amada Pátria", refere.
De acordo com a nota, decorridos 45 anos da histórica data que devolveu a dignidade e o orgulho nacional aos angolanos, Angola regista progressos assinaláveis no exercício da cidadania e preservação da estabilidade política e social, da unidade e reconciliação nacional, da paz e da democracia.
"No quadro da valorização das conquistas alcançadas ao nível dos direitos, liberdades e garantias, o MPLA releva a coexistência pacífica entre as forças políticas, bem como o espírito de concertação e participação cidadã, convidando, para o efeito, todas as forças vivas da Nação para participarem activamente no processo de consolidação do Estado Democrático e de Direito", sublinha.
O Bureau Político do MPLA aproveita o ensejo para reiterar a firme confiança de que Angola há-de preservar e materializar os sonhos de liberdade, paz e desenvolvimento de todos os seus filhos, mantendo-se fiel, no contexto da política externa, aos princípios da solidariedade e cooperação com todos os povos do Mundo.
"Nesta data de júbilo e de reflexão pelo aniversário do maior feito do Povo Angolano, a Independência Nacional, o Bureau Político do MPLA exorta aos militantes, simpatizantes e amigos do Partido para cerrarem fileiras em torno da liderança do Camarada Presidente João Lourenço para vencermos os desafios do presente e do futuro e continuarmos a merecer o voto de confiança de Angola e dos angolanos", termina o comunicado.