O início da sessão solene de abertura da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, segundo o programa consultado pelo Novo Jornal, está programada para as 10:00, no Hotel Intercontinental, com uma intervenção de boas-vindas ao cargo do Presidente de Angola, João Lourenço, seguindo-se um breve discurso do chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Fonseca, país que termina a sua presidência "pro tempore" da comunidade.

Os trabalhos formais da cimeira deverão começar pelas 10:30, com a tomada de posse de João Lourenço como presidente da CPLP durante os próximos dois anos.

Logo depois, o ministro das relações Exteriores, Téte António, apresenta aquelas que serão as prioridades da presidência angolana da CPLP.

Ainda na manhã de sábado, antes da aprovação da declaração final e da eleição do novo secretário executivo da CPLP, que será o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias Alberto da Costa, os chefes de Estado e de Governo participam num debate político que terá como mote "Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável nos Estados-Membros da CPLP".

Já depois de almoço, cerca das 14:40, terá lugar a sessão solene de encerramento da cimeira, com a assinatura da declaração final pelos chefes de Estado e de Governo e do acordo de mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP.

Este acordo será assinado pelos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros na presença dos chefes de Estado e de Governo dos países que integram a CPLP.

Está ainda previsto, no programa consultado pelo Novo Jornal, a entrega do "prémio José Aparecido de Oliveira" ao chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo presidente da CPLP em exercício.

O discurso de encerramento do presidente de Angola, João Lourenço, marcará o final desta cimeira que junta em Luanda os presidentes de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa), de Cabo Verde, (Jorge Carlos Fonseca), da Guiné-Bissau (Umaro Sissoco Embaló), de Moçambique (Filipe Nyusi), de São Tomé e Príncipe (Evaristo Carvalho) e da Guiné Equatorial (Teodoro Obiang), bem como o chefe de Estado da Namíbia, Hage Geingob, em representação dos Estados observadores.

O Brasil estará representado pelo seu vice-presidente, Hamilton Mourão, como o Novo Jornal noticiou no dia 5, enquanto Timor-Leste estará representado pelo vice-primeiro-ministro, José Maria dos Reis.

Segundo o MIREX, participam igualmente na reunião os primeiros-ministros de Portugal (António Costa), de Cabo Verde (Ulisses Correia e Silva) e de São Tomé e Príncipe (Jorge de Bom Jesus).

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.