Apontada como a "melhor hipótese colectiva de vencer o vírus" pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a conferência de doadores permitirá "colmatar as lacunas financeiras imediatas e encontrar soluções inovadoras e equitativas".

Mas a Comissão Europeia tem consciência de que possa "demorar um ano para que uma vacina contra a Covid-19 esteja pronta para aprovação e disponível em quantidades suficientes para permitir a utilização generalizada".

"Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos seguros e eficazes, incluindo o redireccionamento de medicamentos existentes actualmente autorizados para outras doenças ou condições, pode limitar o impacto do vírus na saúde sobre a população nos próximos meses e permitir que a economia e sociedade se recupere mais cedo e mais forte", observa.

"É necessário dar prioridade à criação de grandes ensaios clínicos europeus, na medida do possível, para gerar os dados robustos necessários", defendem os especialistas que elaboraram o plano de acção de Bruxelas, garantido que "as compras conjuntas [europeias] para compras em larga escala de possíveis terapias contra a Covid-19 estão num estado avançado de preparação".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já provocou mais de 126 mil mortos e infectou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.