Com este link https://sol.sapo.pt/artigo/561219/portugal-esta-entre-os-paises-mais-racistas-da-europa, Isabel dos Santos escolheu sublinhar que Portugal é dos países mais racistas do continente europeu, embora sem fazer qualquer tipo de ligação entre o congelamento e arresto das suas contas em Portugal, a pedido da PGR angolana, e esta recuperação de uma notícia antiga que retrata Portugal como um país racista.

Ainda sem fazer qualquer ligação entre os comentários, Isabel dos Santos responde às notícias que entretanto foram saindo na imprensa portuguesa sobre este tweet, dizendo que "infelizmente há quem não aceite que é uma Responsabilidade Social eliminar o racismo, a discriminação e a intolerância de todo tipo. A mensagem visa aumentar a conscientização do público sobre intolerância e discriminação e, pensarmos em ideias e estratégias sobre como melhorar!".

Isabel dos Santos aproveita ainda para desmentir que o seu pai, o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, lhe tenha pedido para travar a sucessão de comentários nas redes sociais sobre Angola e sobre o Governo angolano.

"Meu `Pai" nunca me "pediu", garante Isabel dos Santos, que chama a essas notícias "invencionices", referindo-se ao facto de nas últimas duas semanas ter reduzido a pouco ou nada as suas intervenções no Twitter, onde agora voltou com renovado vigor.