O governo provincial do Kuando Kubango anunciou a suspensão total da exploração de madeira depois de verificar que a actividade estava totalmente fora de controlo, foi anunciado oficialmente na terça-feira.

Após este anúncio, as autoridades locais deram início a um processo de verificação do estado desta actividade na província e a reactivação da actividade desta indústria, uma das mais importantes do Kuando Kubango, vai depender agora de contactos com o Ministério da Agricultura e Florestas para definir medidas que permitam garantir que a actual situação não se volte a verificar.

Num comunicado emitido no final de uma reunião do governo provincial , dirigida pelo governador Júlio Bessa, é dito, segundo a Angop, que foi analisado no encontro o estado de devastação da floresta em toda a província, tendo-se concluído que a situação exige medidas imediatas de contenção de danos.

Uma das grandes preocupação é o corte desenfreado das madeiras nobres em que a província é rica mas poderá em breve deixar de ser, como o pau vermelho, ou mussivi, que continua a ser feito embora tenha já sido proibido por ordem administrativa do governo provincial.

Recorde-se que, como o NJOnline noticiou em Março deste ano, surgiram suspeitas no país vizinho, a Namíbia, de que parte da madeira exportada através dos seus portos, e registada como oriunda das suas florestas, estaria a ser passada a partir de Angola ilegalmente.

E já em Maio, como o NJOnline também noticiou, surgiram novamente suspeitas depois de a polícia namibiana ter apreendido cargas de madeiras nobres provenientes de Angola, como o mussivi, que estavam a caminho de uma empresa chinesa em Walvis Bay, que as iria destinar à China.