Esta nova unidade fabril da Efacec, empresa que Isabel dos Santos, através da Winterfall, controla em 66 por cento, vai permitir aumentar substancialmente a liderança mundial que detém na produção de carregadores rápidos e ultra rápidos para baterias de veículos eléctricos ou híbridos.

O investimento na vertente de mobilidade eléctrica pela empresa portuguesa, detida maioritariamente por capitais angolanos, tem como objectivo aumentar o peso deste sector no conjunto das áreas de actividade da Efacec, prevendo a administração um crescimento a dois dígitos ao ano até chegar aos 100 milhões de euros de facturação num prazo máximo de três anos.

Na comunicação feita pela empresa pode-se ler que a inauguração da nova unidade terá a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, para além da accionista maioritária da Efacec, Isabel dos Santos.

Actualmente com cerca de 110 trabalhadores, a área da mobilidade eléctrica da Efacec pretende chegar, ainda este ano, perto dos 200 e duplicar este número nos anos vindouros, sendo que actualmente, na sua actividade global, emprega mais de 2 000 pessoas.

Recorde-se que a Efacec, como o Novo Jornal Online noticiou na altura, em finais de 2015 passou a apresentar lucros depois de estar em falência técnica quando Isabel dos Santos entrou no seu capital social.

Com a chegada da empresária angolana, a Efacec chegou, cerca de um ano depois, em 2016, aos lucros de 4 milhões de euros, numa facturação global próxima dos 430 milhões de euros.

Não foi divulgado o valor do investimento.

A Efacec, que hoje tem como designação formal Efacec Power Solutions, foi criada em 1948, tem hoje presença em 90 países e presença física regular, segundo perfil oficial, em mais de 60, especialmente através da sua unidade de mobilidade e engenharia, onde tem a liderança mundial na área do carregamento rápido de baterias de veículos eléctricos.

A Efacec, para além da mobilidade, tem ainda uma desempenho importante de âmbito global na área da produção de transformadores e outro equipamento para projectos hidroeléctricos de grande dimensão.

No capítulo das inovações, a Efacec anunciou recentemente a criação de um dispositivo de carregamento de baterias "wireless", através de um sensor que dispensa os fios para passar energia para as baterias.

Entre os grandes clientes da Efacec, estão, na área da mobilidade, marcas de automóveis como a alemã Porsche ou projectos de electrificação de auto-estradas nos EUA, ou ainda, na área da engenharia, algumas das grandes barragens em construção no mundo, como é o caso de Angola.