Carlos Saturnino vai estar, pela primeira vez na qualidade de "chefe" da Sonangol, nesta conferência de imprensa, agendada para as 09:30 de hoje.

Desde Novembro à frente da maior empresa angolana, Carlos Saturnino, que substituiu no cargo Isabel dos Santos, exonerada pelo Presidente da República, deverá explicar a situação financeira da petrolífera e os planos que tem para a sua recuperação financeira, perante avultadas dívidas acumuladas ao longo dos últimos anos.

A responsabilidade da Sonangol é enorme na procura de uma saída para a crise que o país atravessa e foi isso mesmo que o Presidente da República sublinhou quando, na tomada de posse dos novos membros da administração, lhes pediu de forma clara para "cuidarem bem" da concessionária estatal petrolífera por ser a "galinha dos ovos de ouro" de Angola.

Na mesma cerimónia, João Lourenço afirmou que pretende que a Sonangol "continue a ser, para a economia angolana, a galinha dos ovos de ouro. Eis a razão por que fazemos este apelo, para que cuidem bem dela".

Carlos Saturnino chegou a PCA da Sonangol deixando o lugar de secretário de Estado dos Petróleos e cerca de um ano após ter sido demitido, em Dezembro de 2016, pela sua antecessora do cargo, de presidente da comissão executiva da Sonangol Pesquisa & Produção.

Carlos Saturnino tinha sido demitido por Isabel dos sob acusação de má gestão e de graves desvios financeiros da empresa.

A esta acusação, recorde-se, o agora PCA da Sonangol respondeu sublinhando que "não é correcto, nem ético, atribuir culpas à equipa que somente esteve a dirigir a empresa no período entre a segunda quinzena de Abril de 2015 e 20 de Dezembro de 2016".