Raila Odinga, antigo primeiro-ministro e derrotado pela 5ª vez em eleições Presidenciais, acusa William Ruto, ex-vice-Presidente, de ter ganhado através de uma farsa eleitoral.

No entanto e apesar da forte contestação nas ruas e nas instâncias judiciais, Ruto vai mesmo tomar posse hoje com a presença de perto de 20 Presidentes africanos, incluindo os chefes de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

A imprensa local queniana avança que perto de duas dezenas de lideres vão estar presentes, pelo menos 17 Presidentes, oito primeiro-ministros e vários ministros das Relações Exteriores e ou Negócios Estrangeiros.

A Lusa acrescenta que o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, vai enviar uma delegação presidencial de cinco membros, liderada pela representante comercial dos EUA, Katherine Tai.

A vice-primeira-ministra cubana Ines Maria Chapman Waugh e o vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue 'Teodorin', também participarão no evento.

A China também estará presente com um representante especial do governo chinês para África, Liu Yuxi.

A cerimónia de juramento será realizada no Estádio Kasarani de 60.000 lugares, no nordeste de Nairobi.

As autoridades quenianas já prepararam todos os protocolos, bem como os acordos de segurança com mais de 10.000 agentes da polícia para garantir a segurança, disse o secretário principal do Ministério da Administração Interna, Karanja Kibicho, num comunicado.

A decisão do Supremo Tribunal, conhecida na semana passada, surgiu após semanas de incerteza, depois de o principal líder da oposição e ex-primeiro-ministro, Raila Odinga, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 09 de agosto, ter considerado os resultados eleitorais ilegais.

No entanto, acrescenta ainda a Lusa, a mais alta instância judicial do país rejeitou as suas reivindicações.