Representada por técnicos do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e por elementos do Ministério das Relações Exteriores, Angola vai abordar na reunião a calendarização de uma visita dos relatores da Comissão ao país, como parte de reforço da cooperação e diálogo com este órgão, criado pela Carta Africana.
A decorrer na cidade gambiana de Banjul, o encontro vai debruçar-se sobre a situação dos direitos humanos em África, o relacionamento e cooperação com instituições nacionais de direitos humanos e organizações não-governamentais. Está ainda prevista a entrega e avaliação dos relatórios dos estados-membros e os relatórios dos comissários.
A sessão acontece no momento em que é comemorado o “Ano Africano dos Direitos Humanos, com particular enfoque nas mulheres”, e em que assinalam os 35 anos da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, os 29 anos da Comissão e os 50 anos dos Pactos que compõem a Carta das Nações Unidas, nomeadamente o Pacto dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto dos Direitos Económicos Sociais e Culturais.