O Ministério das Finanças recebeu carta-branca do Presidente da República e titular do poder Executivo para assinar um novo acordo de financiamento com a GEMCORP, no valor de 250 milhões de dólares.

Segundo o despacho presidencial n.º74/18, publicado em Diário da República no passado dia 28 de Junho, a verba, destinada à implementação dos projectos integrados no Programa de Investimento Público, poderá ser alargada para o dobro (500 milhões de dólares).

Com este empréstimo, o país soma, em três meses, dois acordos de financiamento com a GEMCORP.

O primeiro, de 500 milhões de dólares com a possibilidade de incremento para mil milhões USD adicionais, foi aprovado no início e Março e explicado pela necessidade de importação de bens e equipamentos, no âmbito da âmbito da política de investimentos para o desenvolvimento económico e social do país.

A relação entre Angola e a GEMCORP pode, assim, atingir os 2 mil milhões de dólares de financiamento apenas com estes dois acordos.

Meses antes, no início de 2018, foi ainda contraído um empréstimo de 150 milhões USD para o Projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca.