Com o anúncio do secretário provincial do Huambo aumenta o número de candidatos à presidência da UNITA que já conta com os pretendentes Adalberto da Costa Júnior, José Pedro Katchiungo, e Abílio Kamalata "Numa".
Embora ainda não se tenham manifestado publicamente, o deputado Lukamba Paulo "Gato", o vice-presidente da organização, Manuel Raúl Danda, e o porta-voz da organização, Alcides Sakala Simões, são outros candidatos apontados.
"A disputa deste congresso será histórica, tendo em vista a influência destes militantes no seio da UNITA", disse ao NJOnline um membro da Comissão Permanente da UNITA que ajuda Liberty Chiaka na recolha de assinaturas quando faltam 06 dias para o prazo da entrega de candidaturas terminar.
O secretário da UNITA no Huambo, que se encontra a participar num seminário de capacitação para serem preparadas as conferências provinciais onde vão ser eleitos os delegados ao congresso, aproveitou a oportunidade para anunciar a sua candidatura à presidência do partido com a recolha de assinaturas.
"Ele é um jovem muito influente no seio da juventude do partido e não só. Chiaka, de 44 anos, poderá trazer surpresas a este congresso", acrescentou a fonte, salientando que, no prazo de cinco dias, vai completar as assinaturas exigidas em todas das províncias do País.
Até ao momento, o actual presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que dirige o partido desde 2003, ainda não anunciou a 100% se vai ou não recandidatar-se.
Recorde-se que Isaías samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.
Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".
Samakuva ainda não garantiu em absoluto que não vai tentar a reeleição para um novo mandato, podendo ainda concorrer porque os estatutos do partido não impõem limites de mandatos para o seu líder.