Esta reunião foi organizada para debater as questões ligadas à preparação do Congresso e, segundo uma nota publicada no site oficial da UNITA, o alargamento do prazo de 30 de Setembro para 07 de Outubro resulta de dificuldades logísticas detectadas pelas estruturas do partido do "Galo Negro".

Esta alteração do calendário para a entrega das candidaturas impõe a mudança do prazo para a realização das conferências comunais, municipais e provinciais, que terão lugar agora entre 07 e 28 de Outubro.

Neste encontro foram ainda aprovadas as modalidades propostas para o debate das teses no conclave de Novembro.

Recorde-se que neste momento, apesar de ainda não ter sido oficializada nenhuma candidatura, estão alinhados para a corrida Adalberto da Costa Júnior, líder parlamentar, José Pedro Kachiungo, 2º vice-presidente do Grupo Parlamentar e Abílio Kamalata Numa, general, existindo ainda rumores de que Alcides Sakala, o porta-voz da UNITA, poderá igualmente avançar.

A própria candidatura do presidente Isaías Samakuva, que dirige o partido deste 2003, ainda não foi totalmente afastada.

Já começou a pesca às assinaturas das províncias

Entretanto, os candidatos que manifestaram a intenção de concorrerem à presidência da UNITA, durante o XIII congresso Ordinário que terá lugar no mês de Novembro, já iniciaram a recolha das assinaturas em todas as províncias do País.

Segundo uma fonte ligada à organização do congresso, até este momento, os três pretendentes que manifestaram a intenção de concorrerem à presidência do partido, nomeadamente, Adalberto da Costa Júnior, José Pedro Kachiungo e Abílio Kamalata "Numa", nenhum formalizou a sua candidatura.

A recolha das assinaturas visa cumprir os estatutos do partido que exigem o comprovativo do apoio de 1.000 militantes no pleno gozo dos seus direitos, dos quais pelo menos 50 militantes e residentes em cada uma das 18 Províncias do País.

Recorda-se que Isaías Samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".

Samakuva ainda não garantiu em absoluto que não vai tentar a reeleição para um novo mandato, podendo, assim, ainda concorrer porque os estatutos do partido não impõem limites de mandatos para o seu líder.

A UNITA foi fundada a 13 de Março de 1966 por Jonas Malheiro Savimbi e ao longo de 53 anos de existência realizou 12 Congressos Ordinários e três Extraordinários.