Malioto Muaissweca, de 57 anos, foi atingido nas costas durante um protesto onde um grupo liderado pelos sobas da região exigiam contrapartidas pela ocupação das suas terras ancestrais para exploração de diamantes pelo projecto do Lulo.

De acordo com um fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Lunda Norte, está ainda em risco de vida o estudante Benjamim Fernando, que foi atingido por uma bala nas costas quando passava pela zona no momento do conflito.

O NJOnline contactou o director de Comunicação da Delegação do Ministério do Interior na Lunda Norte, inspector-chefe de imigração Rodrigues Zeca, que confirmou a morte do soba.

"Por agora não posso avançar mais nada. O comandante provincial determinará se iremos divulgar um comunicado oficial em torno desta situação", garantiu o oficial em declarações ao NJOnline.

Por sua vez, Jordan Muacabinza, activista cívico e defensor dos direitos humanos, disse ao NJOnline que a população da localidade de Capenda Camulenda está "furiosa com o abuso de força por parte dos efectivos da Polícia Nacional e exige que se faça justiça".