Em comunicado, a ONU esclarece que o concurso público é "aberto a jovens talentos que desejam fazer a diferença no cenário internacional".

"Esta é uma oportunidade única para jovens angolanas/os mostrarem o seu potencial e se juntarem ao pessoal global e dinâmico da ONU. O prazo para inscrições vai até ao dia 27 de Setembro de 2024", lê-se no documento.

O Programa de Jovens Profissionais da ONU é uma iniciativa de "recrutamento de profissionais talentosos e altamente qualificados" para iniciar uma carreira como funcionário público internacional no Secretariado da organização.

Consiste num processo de exame de admissão e de desenvolvimento profissional, uma vez que os candidatos aprovados iniciam a sua carreira na ONU, esclarece a organização no seu site oficial.

O exame é realizado uma vez por ano em diferentes áreas, dependendo das necessidades da ONU, e está aberto a cidadãos dos países participantes. A lista dos países participantes varia de ano para ano. O período de inscrição abre normalmente em Junho de cada ano. Este ano podem concorrer candidatos de mais de 40 países, entre os quais Angola.

Actualmente, apenas três angolanos trabalham no secretariado da ONU na categoria profissional e todos são homens, mas a organização informa que pretende mudar este quadro.

Para as candidaturas, os concorrentes passarão por dois exames e uma entrevista online, cumprindo antes os seguintes requisitos:

- Ser cidadão de Angola ou de outra nacionalidade elegível

- Ter nascido em 1992 ou depois;

- Ter completado uma licenciatura em áreas que sejam relevantes para os grupos ocupacionais do concurso deste ano;

- Ser fluente em inglês ou/e francês.

Poderão candidatar-se a um dos três grupos ocupacionais seguintes:

1) Assuntos Políticos e Direitos Humanos;

2) Administração e Recursos Humanos;

3) Finanças e Orçamentos.

Para mais informações, os interessados deverão consultar o site https://careers.un.org/young-professionals-programme?language=en