Do documento aprovado pelo plenário da Comissão Nacional Eleitoral, que esteve reunido no final da semana passa, na primeira sessão ordinária, não constam os relatórios dos partidos políticos PRS e FNLA, que não apresentaram junto da CNE, nos prazos estabelecidos por lei, as suas prestações de contas.

Segundo o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundo, a CNE vai informar ao Tribunal de Contas, que dois dos oito partidos e coligação de partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, nomeadamente o PRS e a FNLA, não apresentaram o relatório e contas.

A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) diz estar indignada com a CNE, que, até agora, não tem aceitado o seu relatório financeiro da campanha eleitoral referente às eleições de 2022.

"Estamos a insistir sempre para a entrega do relatório financeiro da campanha eleitoral referente às eleições de 2022, mas a CNE não recebe. A FNLA está ansiosa para a prestação de contas. Temos de esclarecer como é que o dinheiro dado pelo Executivo foi gasto", disse ao Novo Jornal, esta segunda-feira, 23, o porta-voz do partido, Ndonda Nzinga.

"Estamos a pedir o bom senso do presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, para autorizar a recepção do relatório", acrescentou Ndonda Nzinga, salientando que a sua organização política já informou ao Tribunal de Contas e este também, até agora, não interpelou a CNE relativamente a este impasse.

Refira-se que no pleito eleitoral de 24 de Agosto cada candidatura recebeu para a campanha eleitoral 1,1 mil milhões de Kwanzas.

Nas eleições de 24 de Agosto, o MPLA obteve 51,17 por cento e 124 deputados e a UNITA 43,96 por cento e 90 deputados.

Entre os partidos mais pequenos, foi o PRS quem chegou mais forte, em 3º, com 1,14%, seguindo-se a FNLA, com 1,06%, a PHA, com 1,02%. Todos estes partidos com dois deputados eleitos garantidos.

A CASA-CE com 0,76%, a APN, com 0,48%, e o PJANGO, com 0,42% dos votos, não conseguiram qualquer assento parlamentar.