Nota de redacção: A informação que consta desta notícia foi avançada por fonte do Gabinete de Comunicação do Ministério do Interior por volta das 8h desta terça-feira, 31, sendo que, horas mais tarde, pouco depois das 13h, a Casa Civil do Presidente da República divulgou um comunicado dando conta da exoneração do comandante-geral da Polícia Nacional, a seu pedido.

A fonte do Gabinete de Comunicação do Ministério do Interior contactada pelo NJOnline garantiu ainda que a alegada exoneração do comissário-geral Alfredo Eduardo Manuel Mingas "Panda", ou a sua disponibilidade para sair do cargo, são rumores colocados intencionalmente nas redes sociais, embora estes tenham chegado igualmente às páginas de jornais.

Estas notícias e rumores sucederam outras, igualmente dispersas através das redes sociais, dando conta de que o comandante "Panda" estaria alcoolizado na altura do acidente, na passada terça-feira, 23, à noite.

No entanto, segundo fonte da PN, mesmo dentro da corporação, existem fortes rumores de que o comissário-geral "Panda" colocou o lugar à disposição da tutela, depois da dispersão dos mujimbos pelas redes sociais, a seguir ao acidente, mas não há, adiantou, quaisquer indícios de que esteja a ser preparada a sua substituição.

O acidente que está na origem desta situação envolveu a colisão entre duas viaturas, uma das quais conduzida pelo comandante geral da Polícia Nacional, e resultou na morte de duas pessoas, no Distrito do Kilamba, Avenida Comandante Jika, junto ao Shopping Xyami.

Em comunicado, a PN informou, no dia seguinte, que "o acidente ocorreu quando a viatura de marca Mercedes, conduzida pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional, transitava em sentido Sul-Norte pela Avenida Comandante Jika, e a viatura de marca Hyunday, saía do interior do Bairro Vila-Flor 1, por um caminho rural para aceder à via principal, tendo provocado o choque entre ambas".

Do acidente resultaram as mortes do condutor do Hyunday, no local, e de outra ocupante, falecida já no hospital, além do ferimento do comandante "Panda".

A nota da Polícia Nacional informava ainda que "tendo sido cumpridos todos os procedimentos técnicos e legais em casos de acidentes de viação, o processo corre os seus trâmites junto das instâncias competentes".