A alegada intentona foi tentada durante a madrugada de terça-feira para hoje, 31, mas as forças leais ao actual Governo, que protegiam a Presidência, sustiveram o ataque, com um forte tiroteio, segundo avançou hoje a AFP.

A troca de tiros foi ouvida em toda a cidade tendo mesmo sido utilizadas armas pesadas.

Esta intentona frustrada ocorreu quando o Níger se prepara para assistir à tomada de posse do novo Presidente do país, Mohamed Bazoum, eleito em Fevereiro, com 56 por cento dos votos, marcada para 02 de Abril.

A eleição de Mohamed Bazoum foi fortemente contestada pelo seu rival nas eleições de Fevereiro, o ex-Presidente Mahamane Ousmane, que reivindicou a vitória eleitoral, embora o Tribunal Constitucional tenha confirmado a vitória de Bazoum.

Ousmane apelou aos seus apoiantes para se manifestarem em todo o país no dia da tomada de posse de Mohamed Bazoum, tendo estas marchas sido proibidas.

O Níger é um dos países mais pores do mundo, que vive essencialmente da agricultura de subsistência, difícil nesta árida região do Sahel, da pecuária e da exploração de gigantescos depósitos de urânio.

A sua história política surge recheada de golpes de Estado, tendo, recentemente, emergido como um dos países africanos mais afectados pelos raides dos grupos jihadistas próximos da al qaeda e do estado islâmico.