A gema, segundo a empresa australiana,com qualidade superior D-color type lla, referente à pureza de cor e de composição, agora extraída do Lulo, tem 144 quilates e é já uma das maiores encontradas em Angola desde sempre, numa lista liderada pelo gigante de 404 quilates descoberto também nesta mina, em 2016, no ano em que começou a ser explorada.

Este diamante, tal como todos os que são extraídos nesta mina, é proveniente do aluvião do lulo, o que significa que foi arrastado pela corrente de cursos de água até ao local onde foi descoberto.

Recorde-se que há cerca de uma semana, a Lucapa tinha anunciado a descoberta, quase em simultâneo, de três "pedras" com 131 quilates, também D color type lla, um de 118, castanho, e um de 133, com menor qualidade.

Esta mina é uma das que apresenta mais valor por quilate em todo o mundo, tendo mesmo batido esse recorde mundial em 2016, com cada quilate ali extraído a chegar, em média, aos 2983 USD.

Foi igualmente desta mina que saíram os cinco maiores diamantes encontrados, desde sempre, pela indústria diamantífera angolana.