A informação foi avançada hoje, 12, aos jornalistas pelo director do gabinete jurídico do GPL, Esteves Hilário, em representação da governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho.

As duas operadoras efectuavam limpeza nos municípios de Cacuaco e Belas, respectivamente.

Estas duas empresas integraram um lote de sete que assinaram contratos em Março deste ano, depois de um longo processo de reprogramação da recolha de resíduos sólidos em Luanda que levou a que a cidade estivesse durante largos meses repleta de lixo na generalidade das suas artérias.

Conforme o GPL, face ao aproximar da época chuvosa e como plano de emergência, a ELISAL ficará encarregue de substituir temporariamente estas empresas nos trabalhos de limpeza nestes dois municípios.

Segundo Esteves Hilário, a ELISAR tem condições e meios para assumir a gestão da recolha dos resíduos sólidos dos dois municípios.

O responsável afirma que "todas as operadoras contratadas pelo GPL têm os seus honorários liquidados até Agosto, ou seja, o GPL não tem dívidas com nenhuma operadora de limpeza".

Segundo Esteves Hilário, as empresas excluídas pelo GPL ficam assim proibidas de concorrer aos próximos concursos públicos do Governo Província de Luanda.