A aproximação das tropas de Kiev indica que a ofensiva russa focou a maior parte da sua atenção na capital da Ucrânia, estando agora a poucos quilómetros da cidade, que tem sido atingida por misseis, o que já levou o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, num vídeo publicado nas redes sociais, a dizer que o cenário faz lembrar a ofensiva nazi, em 1941.

"As forças russas começaram a bombardear áreas civis. Isto faz-nos lembrar [a ofensiva nazi em] 1941", disse o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, proferindo a frase em russo.

"Eles [os russos] dizem que os civis não são um alvo. É mentira, eles não distinguem as áreas em que operam", denunciou.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmitro Kuleba, equiparou o ataque das tropas russas à capital do país aos negros tempos do nazismo.

"Terríveis ataques com mísseis em Kiev. A última vez que a nossa capital viveu algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazi", escreveu no Twitter.

Anton Herashchenko, ministro do Interior da Ucrânia, diz que o Exército está à espera de um ataque russo à cidade, com tanques e outros carros de combate.

No seu discurso ao país, o Presidente ucraniano sustentou que "mais cedo ou mais tarde" a Rússia terá de "falar" com a Ucrânia para pôr fim aos combates.

"A Rússia terá de falar connosco, mais cedo ou mais tarde. Para falar sobre como parar os combates e travar a invasão. Quanto mais cedo esta conversa começar, menores serão as perdas para a própria Rússia", defendeu.

Na sua intervenção, Zelenskii também deixou críticas à NATO e aos países ocidentais, lamentando a falta de apoio militar à Ucrânia.

"Fomos deixados sozinhos a defender o nosso Estado. Quem é que está pronto para lutar ao nosso lado? Não vejo ninguém. Quem é que está pronto para dar à Ucrânia a garantia de uma adesão à NATO? Está toda a gente com medo", atirou.

Volodimir Zelenskii disse também esta manhã que 137 ucranianos morreram a lutar contra os russos no primeiro dia da invasão, segundo o The Washington Post.

Os líderes dos Estados membros da NATO vão reunir-se de urgência nesta sexta-feira, confirmou o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O barril de Brent, que serve de referência às exportações angolanas, e chegou ontem a ser negociado a 105 dólares norte-americanos, abriu hoje a pouco mais de 100 USD.

O histórico recente desta crise no leste europeu pode ser revisitado nos links colocados em baixo, nesta página, inclusive as suas consequências económicas, como o impacto no negócio global do petróleo.